Você sabia que, entre outras simbologias, o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio?

Essa escolha foi feita de acordo com o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, de modo que, durante esse mês, campanhas são feitas sobre o tema, tendo como objetivo, informar e prevenir novos acontecimentos.

Mas, por que é importante falarmos sobre?

A ideia de tratar suicídio como um tabu pode ser severamente prejudicial. Quando a desinformação e a falta de debate levam a diminuição de visibilidade da causa, ocorre o desencorajamento da ação de medidas preventivas. Assim, perpetua-se a ideia errada de que ao não falar sobre determinado tema, ele deixa de existir.

Falar sobre suicídio é essencial tanto para fortalecer as redes de apoio da causa, quanto para informar e oferecer opções de ajuda a todos, de modo a prevenir novos casos e trazer clareza sobre mitos e fatos da temática.

Como podemos auxiliar na prevenção contra o suicídio?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo, sendo que essa prática é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Tendo em vista essas informações, como podemos auxiliar na prevenção contra o suicídio?

  • Informe-se: quando tratamos sobre suicídio, muitos mitos são colocados em pauta, por isso é essencial que nós saibamos distinguir essas informações.
  • Fale sobre suicídio: quanto mais se fala sobre um tema, mais pessoas se informam. Assim, é possível apresentar centros de ajuda e instruções sobre como agir e lidar com esses cenários com uma maior abrangência e efetividade.
  • Procure ajuda profissional: lembre-se que, independente da situação, você pode contar com profissionais e associados.

Contatos importantes

CVV (Centro de Valorização da Vida) – Telefone: 188; Site: https://www.cvv.org.br/ 

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Para mais informações sobre o tema, acesse: https://www.setembroamarelo.com/